Aguarde...

O retorno do corte alinhado e do sapato social de qualidade

Por Marco Antonio Jordão para o Editorial de Moda Masculina Revista DUO edição 96

Há pouco mais de 35 anos nos vestíamos com a nossa melhor roupa, e geralmente era um blazer combinado com uma boa calça, camisa e sapato, um costume ou até um terno, para um almoço ou evento de domingo. De lá para cá, muita coisa mudou, o jeans invadiu as nossas vidas - muitas vezes rasgado - o blazer foi deixado de lado, a moda surf tomou as ruas, o fast fashion explodiu com roupas muitas vezes fora da medida e nos vimos desconstruindo cada vez mais aquela imagem alinhada, sofisticada e de bom gosto. Porém, salve, a alfaiataria está de volta em nossas mentes, e com ela o uso adequado de sapatos de qualidade. Cada vez mais ternos masculinos têm se encontrado nos balcões de vendas de alguns de nossos lugares favoritos para fazer compras e bons sapatos com uma paleta de cores invejável já se encontra à disposição do consumidor.

Se vestir bem é fundamental e igualmente atraente para um retorno aos escritórios, aos restaurantes e a um calendário social que poderia estar se enchendo com aqueles casamentos remarcados de 2020.

Uma ótima alternativa para o clássico terno liso azul marinho, cinza ou preto, é este modelo com o fechamento simples de um botão em lã fria dark blue quadriculada em branco, que pode ser usado com a calça de igual padrão, compondo um excelente costume, ou combinado com uma calça bege lisa e uma camisa Oxford branca e algumas joias de luxo como nas fotos.

Muito importante salientar é a qualidade do ponto picado feito à mão na cor azul clara que se vê na gola do paletó, uma das especialidades e também uma constante do estilista Fabrizio Allur nas roupas desenvolvidas pela sua grife.

Também em minhas mãos, se vê o campeão de vendas nacional da Adolfo Turrion, o Oxford Wholecut Madrid em couro Box preto, um clássico atemporal disponível também em outras cores e modelos nas lojas da Ministro. O sapato Oxford masculino é um dos modelos mais tradicionais e versáteis usados pelos homens, combina com jeans em um look mais despojado e também com costumes e ternos. O que define o estilo é a abertura mais fechada do cabedal, onde estão os furos do cadarço. Não possui abas, com isso a sua facilidade de vestir é restrita, pois a abertura do sapato é menor devido ao fato de ser mais fechado, cabendo sempre o apoio de calçadeiras para não amassar ou acabar estragando o calcanhar, e é indicado para pés mais finos.

O calçado é manufaturado integralmente em couro legítimo, tendo o seu cabedal em couro Box de 13 a 14 linhas, o conhecido “cromo alemão”. Possui um acabamento suave, que traz sofisticação e elegância à peça além de possuir uma característica anti-risco, sem variação de tonalidade, ser extremamente durável, exigir pouca manutenção, ser impermeável, fácil de limpar, possuir característica estruturada e marcar muito menos devido às sucessivas dobras pelo uso recorrente; conferindo ao sapato uma flexibilidade e aderência particulares.

Compõem o look da foto a gravata de seda da Louis Vuitton, lenço também de seda da Brunello Cucinelli, jóias da Tiffany e camisa e costume sob medida do estilista brasileiro Fabrizio Allur, com quem a Adolfo Turrion possui uma parceria de desenvolvimento. O paletó, o Milano, foi fruto do desenvolvido conjunto pessoal com o Fabrizio e levou cerca de 9 meses para ser concluído e estar disponível para o mercado.

Não nos esquecendo de que a composição da imagem não é só visual, o cheiro é extremamente importante, e talvez seja devido ao fato de que todos nós estivemos confinados por tanto tempo ou porque os perfumistas estão se sentindo extra libidinosos após meses de bloqueio, todos os grandes lançamentos de fragrâncias masculinas são tão sexys quanto masculinos. Do novo Eros EDP da Versace, que, diz Donatella, foi inspirado por um “deus grego”, o inimitável William Penhaligon encharcado de vetiver (cuja garrafa vem com uma tampa em forma de cabeça de carneiro), ao Ultra Blue da Montblanc, imbuído de um acorde metálico marinho que esfrega contra a rica base âmbar com uma elegância áspera. Descubra o que melhor combina com a sua pele.

Conheça Marco Antonio Jordão

A Duo está em renovação e traz um nome de peso para assinar a coluna de moda masculina: Marco Antonio Jordão ou simplesmente “Jordan”,  que atua no mercado de luxo acessível e super luxo há mais de 30 anos.

Nos primeiros 13 anos ele atuou em equipes vanguardistas no mercado automobilístico onde na Scania fez parte do grupo que viria a dar origem ao que é a Scania Latin America hoje, na Mercedes-Benz foi premiado três vezes por sua atuação no marketing, em automóveis importados e nos utilitários Sprinter e na Iveco pela introdução do também utilitário Daily no mercado brasileiro.

Ainda na Mercedes-Benz teve seus dois primeiros contatos com o segmento de moda de luxo e super luxo em trabalhos conjuntos com a Hugo Boss e a Giorgio Armani.

Nos últimos 20 anos atuou por conta própria com a sua agência de marketing, branding e desenvolvimento web, a MEDIAWAVE e um time de talentos internacional no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Europa e Oriente focando nos segmentos de saúde e cuidados e de moda masculina, tendo trabalhado com renomados médicos do setor de estética, plástica e envelhecimento. No segmento de moda, desenvolveu projetos para as famosas Berluti, Belstaff, Bikkembergs, Aussiebum, Hugo Boss, Oakley, Prada e Giorgio Armani.

Também possui um trabalho social contundente com as ONGs ipp.org.br no Brasil, a Life Vest nos EUA e a #hivheroes na Europa, além de trabalhos com o time da Síndrome de Down da ONU.

Em Nova York há 17 anos, atuou também com a plataforma imdb.com - cinema e entretenimento - um dos websites e APIs mais acessados do mundo, hoje pertencente à Amazon, estando geralmente na 14º posição de acesso global.

Há pouco mais de 3 anos se juntou aos executivos Adolfo Turrion Salmerón, Felipe Maia e Hélio Machado e fundaram a fábrica e a marca de calçados de luxo acessível no Brasil, a Adolfo Turrion que trouxe um conceito de fabricação europeu, qualidade e preço justo para o consumidor. A marca já possui 9 private labels, 2 showrooms - São Paulo e Nova York - e dois distribuidores em território nacional, sendo um deles o Clube Ministro para o sul do país. Atualmente, acumula as funções de CMO/Export/Private Label/Market Development da Adolfo Turrion e CEO da MEDIAWAVE.

Para ler a revista completa clique no link: https://www.adolfoturrion.com.br/revistas/Duo-96-Completa.pdf

Para ler apenas o Caderno Masculino clique no link: https://www.adolfoturrion.com.br/revistas/Duo-96-Caderno-Homens.pdf